10 informações básicas que você precisa saber para hennar

O medo de fazer algo definitivo nos cabelos é real. Vai que não dá certo? Vai que não fica como você quer? E se quiser mudar? Aqui estão reunidas 10 informações básicas que você deveria saber para começar a hennar. A ordem dos itens é aleatória, não quer dizer que um é mais importante que outro.

Claro que estas não são as únicas coisas que você deveria saber, mas digamos que elas podem ser as mais importantes no processo de decisão de hennar ou não, além de ajudar a perder um pouco do medo :)

1. A henna não sai fácil do cabelo. É quase impossível retirar completamente esse pigmento dos fios. Isso pode ser interpretado como algo bom ou algo ruim. O lado bom é que  isso significa que ela não desbota facilmente, por isso seu ruivo vai durar muito mais. O lado ruim é que se você gosta de trocar muito de tons ou um dia quiser desistir do ruivo com henna, vai ter bastante trabalho.

2. A henna 100% pura é compatível com todas as químicas de cabelo. Mesmo o seu cabeleireiro falando que não e mesmo o rótulo dos produtos dizendo que é incompatível, quando o produto é constituído 100% por Lawsonia Inermes não há porque ter medo. Caso você conheça alguém que teve problemas com a henna 100% pura, por favor, envie um e-mail contando sobre isso, provavelmente é o primeiro caso de incompatibilidade!

3. O resultado da aplicação da henna no seu cabelo vai depender da sua base. Não adianta você querer usar a mesma receita da Fulana. Se a sua base não estiver igual, o resultado não será o mesmo. Por isso, pesquise bastante sobre a combinação base + receita e lembre-se que cada caso é um caso. Ter muitas expectativas em atingir um tom exatamente igual a outro pode te deixar frustradx com o resultado, então curta própria “saga do ruivo” :)

11075137_832970213445162_4697469692903270467_n

Atenção: essa foto é apenas um guia ilustrativo, pois o resultado depende da receita aplicada.

4. Quanto mais concentrada a receita, mais escuro será seu tom. Usar 100g de henna, 50g ou 30g faz diferença na cor. Basicamente, quanto mais henna, mais escura a cor. Mas não esqueça da dica acima!

5. Quanto mais tempo no cabelo, mais intenso será o tom. Passar 3h, 4h ou 8h com a henna no cabelo também influencia. Quanto mais tempo você ficar com ela no cabelo, mais intenso o tom ficará.

6. A henna oxida. Isso quer dizer que sua cor vai mudar depois que você hennar. Geralmente esse processo demora de 3 a 10 dias e escure o a cor em 1 tom. Então tenha em mente que quando você retirar a henna dos cabelos ainda vai demorar um pouco pra que ela chegue na cor “final” em que ela ficará. Em algumas pessoas a cor muda muito, em outras muda pouco… Não há como prever exatamente como vai ficar depois da aplicação, então se você estiver muito receosx, faça um teste de mecha e espere a oxidação pra ver como fica sua cor.

7. A henna mancha. Quando você pintar, é bem provável que fique manchada em alguns lugares do corpo, por isso use luvas adequadas, roupas velhas e faça em algum local que não precise se preocupar caso manche também. Se quiser proteger algumas áreas do corpo, como orelhas, nuca, etc, é bom passar um hidratante ou vaselina.

8. Não é indicado o uso de chapinha até que a cor oxide. Isso por que as altas temperaturas da chapinha e o contato com metal podem alterar a cor, manchando o cabelo.

9. O tempo de descanso depende da temperatura em que a henna ficou descansando. Você pode acompanhar como isso funciona no gráfico abaixo, pois em temperaturas mais quentes o pigmento é liberado mais rapidamente. É recomendado sempre fazer um teste de pigmentação, que consiste em simplesmente pingar um pouco da receita na sua mão e deixar por alguns minutos. Quando retirar, se manchar sua mão, o pigmento já foi liberado. Se não, é recomendado esperar mais.

10. Henna dá trabalho sim. Avalie se você tem disponibilidade e se vale a pena no seu caso. A henna requer tempo disponível para aplicações e retoques, mas em compensação não desbota, é natural e ainda trata seu cabelo. Caso esteja se tornando ruiva agora, tente primeiro se adaptar tonalizando, até mesmo experimentando uma tinta e quando estiver segura o suficiente de que quer hennar, se joga! :)

FONTE
Henna – amor que não desbota (grupo no FB)

F

Anúncios