Henna é compatível com outras químicas de cabelo?

Não vou enrolar muito nessa resposta: sim. Quando a henna é 100% natural, ela é compatível com outras químicas de cabelo. Isso quer dizer que ela pode ser usada em cabelos já tingidos e em cabelos com alisamento, por exemplo. Nenhum caso foi noticiado até agora acusando qualquer tipo de incompatibilidade.

Mas porque os cabeleireiros dizem que não? E porque no rótulo dos produtos diz que é incompatível?

Bom, sobre os cabeleireiros, existe quase um total desconhecimento sobre a henna. Muitos não sabem o que é, como age e nunca nem ouviram falar, logo, acabam por serem vítimas da própria ignorância em relação ao tema, não conseguindo orientar pessoas que perguntam sobre ela.

Existe também uma confusão entre henna e henê. Henna já foi explicada aqui antes. Henê é um outro produto usado para alisar cabelos e tingi-los de preto. Na própria Wikipedia existe um parágrafo alertando sobre a diferença das duas:

Importante: henê não deve ser confundido com hena. Henê é um alisante que colore, a hena é uma coloração natural sem o poder de alisamento dos cabelos, portanto, são produtos diferentes.”

Então, se seu cabeleireiro disser que “henna faz muito mal e é incompatível com tinturas”, você já pode deduzir que ele está confundindo as coisas. Henna não é henê e elas não tem nada a ver uma com a outra.

Sobre os produtos indicarem incompatibilidade nos rótulos: é de se imaginar que os produtos queiram se proteger de possíveis erros e incompatibilidades. Não é muito mais fácil dizer que é incompatível do que gastar dinheiro analisando cada provável incompatibilidade entre os vários outros produtos existentes no mercado? Sem contar que a henna ainda é bastante desconhecida e não existem tantos estudos sobre ela.

Mas reforçando nesse post: faça teste de mecha. Caso seu cabelo tenha tintura, alisamentos ou qualquer outro tipo de química, caso você seja uma pessoa alérgica, faça um teste de mecha e acompanhe como o cabelo vai responder ao procedimento. Espere pelo menos 48 horas. Isso pode gastar um certo tempo, mas vai economizar uma possível dor de cabeça que vier a acontecer. É bem melhor esperar uns dias avaliando o que quer fazer no seu cabelo do que simplesmente aplicar um produto o qual você nem sabe ao certo o resultado. Sei que quando queremos mexer nos cabelos esperamos por um resultado rápido e eficiente, mas paciência e conhecimento são muito preciosos nesses momentos. :)

Isso quer dizer que não vai acontecer nada no meu cabelo?

Bom, não é bem assim. Muitas pessoas já relataram que quando fizeram escova progressiva em um cabelo com henna, por exemplo, a cor chegou a desbotar. Inclusive a Manu contou aqui como é o processo que ela costuma fazer. Pode ser que seu cabelo não desbote, cada cabelo uma sentença, mas é bom estar ciente do que pode acontecer.

Também sabe-se que a henna não fixa em cabelos descoloridos. Para se fixar, a henna precisa se ligar à queratina e cabelos descoloridos passaram por processos que alteraram (e retiraram) a queratina nos cabelos. Então em cabelos porosos a henna não se fixa, pode até ser que ela dê um resultado imediato, mas a longo prazo ela vai desbotar.

Mais um alerta: gente, é sério, tenham muito cuidado com o que vocês fazem no cabelo! Vejo muitas pessoas indicando soap cap, ox, tinta por aí sem saber sobre o cabelo em que vai ser aplicado. Muitas químicas são incompatíveis entre si (estou pensando em fazer um post sobre isso). Não adianta recomendar pra uma pessoa o processo X sem saber o que vai acontecer e por quais processos o  cabelo em questão já passou.

Desculpem se o post ficou parecendo puxão de orelha em todxs, mas é que vejo muitas pessoas fazendo procedimentos sem se informar e acabam prejudicando os cabelos, quando na verdade se procurasse os procedimentos corretos e se fossem feitos com responsabilidade, tudo teria dado certo. Não confiem apenas nos rótulos dos produtos (eles foram feitos pra vender!), pesquisem, perguntem e estejam segurxs. Estamos todos juntos aqui pra ajudar :)

Anúncios