Henna é compatível com outras químicas de cabelo?

Não vou enrolar muito nessa resposta: sim. Quando a henna é 100% natural, ela é compatível com outras químicas de cabelo. Isso quer dizer que ela pode ser usada em cabelos já tingidos e em cabelos com alisamento, por exemplo. Nenhum caso foi noticiado até agora acusando qualquer tipo de incompatibilidade.

Mas porque os cabeleireiros dizem que não? E porque no rótulo dos produtos diz que é incompatível?

Bom, sobre os cabeleireiros, existe quase um total desconhecimento sobre a henna. Muitos não sabem o que é, como age e nunca nem ouviram falar, logo, acabam por serem vítimas da própria ignorância em relação ao tema, não conseguindo orientar pessoas que perguntam sobre ela.

Existe também uma confusão entre henna e henê. Henna já foi explicada aqui antes. Henê é um outro produto usado para alisar cabelos e tingi-los de preto. Na própria Wikipedia existe um parágrafo alertando sobre a diferença das duas:

Importante: henê não deve ser confundido com hena. Henê é um alisante que colore, a hena é uma coloração natural sem o poder de alisamento dos cabelos, portanto, são produtos diferentes.”

Então, se seu cabeleireiro disser que “henna faz muito mal e é incompatível com tinturas”, você já pode deduzir que ele está confundindo as coisas. Henna não é henê e elas não tem nada a ver uma com a outra.

Sobre os produtos indicarem incompatibilidade nos rótulos: é de se imaginar que os produtos queiram se proteger de possíveis erros e incompatibilidades. Não é muito mais fácil dizer que é incompatível do que gastar dinheiro analisando cada provável incompatibilidade entre os vários outros produtos existentes no mercado? Sem contar que a henna ainda é bastante desconhecida e não existem tantos estudos sobre ela.

Mas reforçando nesse post: faça teste de mecha. Caso seu cabelo tenha tintura, alisamentos ou qualquer outro tipo de química, caso você seja uma pessoa alérgica, faça um teste de mecha e acompanhe como o cabelo vai responder ao procedimento. Espere pelo menos 48 horas. Isso pode gastar um certo tempo, mas vai economizar uma possível dor de cabeça que vier a acontecer. É bem melhor esperar uns dias avaliando o que quer fazer no seu cabelo do que simplesmente aplicar um produto o qual você nem sabe ao certo o resultado. Sei que quando queremos mexer nos cabelos esperamos por um resultado rápido e eficiente, mas paciência e conhecimento são muito preciosos nesses momentos. :)

Isso quer dizer que não vai acontecer nada no meu cabelo?

Bom, não é bem assim. Muitas pessoas já relataram que quando fizeram escova progressiva em um cabelo com henna, por exemplo, a cor chegou a desbotar. Inclusive a Manu contou aqui como é o processo que ela costuma fazer. Pode ser que seu cabelo não desbote, cada cabelo uma sentença, mas é bom estar ciente do que pode acontecer.

Também sabe-se que a henna não fixa em cabelos descoloridos. Para se fixar, a henna precisa se ligar à queratina e cabelos descoloridos passaram por processos que alteraram (e retiraram) a queratina nos cabelos. Então em cabelos porosos a henna não se fixa, pode até ser que ela dê um resultado imediato, mas a longo prazo ela vai desbotar.

Mais um alerta: gente, é sério, tenham muito cuidado com o que vocês fazem no cabelo! Vejo muitas pessoas indicando soap cap, ox, tinta por aí sem saber sobre o cabelo em que vai ser aplicado. Muitas químicas são incompatíveis entre si (estou pensando em fazer um post sobre isso). Não adianta recomendar pra uma pessoa o processo X sem saber o que vai acontecer e por quais processos o  cabelo em questão já passou.

Desculpem se o post ficou parecendo puxão de orelha em todxs, mas é que vejo muitas pessoas fazendo procedimentos sem se informar e acabam prejudicando os cabelos, quando na verdade se procurasse os procedimentos corretos e se fossem feitos com responsabilidade, tudo teria dado certo. Não confiem apenas nos rótulos dos produtos (eles foram feitos pra vender!), pesquisem, perguntem e estejam segurxs. Estamos todos juntos aqui pra ajudar :)

Anúncios

O ruivo da Manu Fernanda

Eeeee, hoje tem mais um ruivo inspiração pra todo mundo dar uma olhada e entender sobre o processo! Vi o ruivo da Manu Fernanda no grupo Henna – Amor que não desbota e lá fui eu pedir pra ela compartilhar como conseguiu esse tom lindo :)

manu

Quando/como descobriu a henna? Eu começei a pesquisar sobre henna quando decidi que queria ser ruiva e foi através dos vídeos da Sharon Moraes, do blog “Cadê o rímel“.

Qual o principal motivo de você ter optado pela henna?
Eu decidi que usaria a henna por que eu tinha certeza que seria ruiva por muito tempo, pois como todas devem saber, a henna não desbota fácil igual a tinta e deixa um ruivo natural.

Você era ruiva antes de usar a henna?
Eu não era ruiva antes da henna, eu passei por um processo de decapagem. Vou explicar nas respostas seguintes.

Qual era sua base quando você hennou? Precisou “preparar” a base para conseguir a cor que queria?
Eu fiz decapagem (descoloração) e apliquei 8.4 Color Touch da Wella. Apliquei a henna 10 dias após feito esse processo.

11101870_10204998345577505_1960041147658987818_n

Receita?
100g de henna casa da índia
200ml de vinagre de maça
150ml de água
1 colherzinha de colorau
2 limões
Tempo de descanso de preparo: 15 horas
Tempo na cabeça: 4 horas

Já retocou a raiz com henna? Como foi?
Eu não retoco raiz com henna, aliás, eu decidi retocar a raiz com tinta (uso 7.4 da yamá). Eu decidi fazer dessa maneira por que eu acho mais fácil já que henna é maravilhoso mas da um trabalhinho rsrs e exige bastante tempo e eu gosto de retocar raiz a cada 20 dias pra não ficar feia. Aí vou aplicar henna em todo o cabelo a cada 3 meses e esse 7.4 é o tom de tinta que está mais próximo da minha cor atual depois da henna.

11070518_10204801566338147_2317311779402960882_n

10653862_10204801591938787_1659001228082212556_n

Se cabelo tem progressiva e você usa henna. Existe algum cuidado específico nesse caso? Como você faz o processo todo, prefere hennar antes ou depois da progressiva?
Eu faço uso de progressiva sim (caso tenham interesse, uso da YKAS) e primeiro eu hennei e esperei o processo de oxidação, e após 20 dias eu fiz a progressiva e em seguida retoquei a raiz. O resultado é D.I.V.I.N.O e não desbota nada!!!
O cuidado que eu tenho com o cabelo henna + progressiva é o uso de shampoo sem petroquímicos (sem sal, sem sulfato, sem corante e sem parabenos). Esse tipo de cosmético promove uma limpeza eficiente sem agredir a estrutura dos fios, evitando o desbotamento e a remoção rápida da progressiva a cada lavagem. Uso 2 marcas, Bio Extratus e Phytoervas e para hidratar eu uso Yamasterol, meu queridinho <3

10958795_10204998346417526_1776589641448110600_n 11108976_10204995301901415_3573138938400725106_n

Ficou satisfeita com o resultado? Pretende mudar?
Eu amo meu cabelo ruivo hennado e não me vejo de outra maneira. Eu lavo meu cabelo 4x na semana e não muda nada o tom dele. Amo demais!

Dicas pra quem vai hennar :)
Eu recomendo a henna para quem tem certeza que pretende ser ruiva por muito tempo, pois a henna não desbota fácil e acredito ser difícil de remover a não ser escurecendo os fios. Recomendo bastante pesquisar sobre o tom desejado que quer, sobre os diferentes tipos de henna e saber que henna NÃO É HENÊ kkk.

Bom, essas foram as respostas da Manu. Muito obrigada por aceitar o convite e ajudar quem tem dúvidas (principalmente na interação henna/progressiva)! <3

Ruivas Hennadas – Um instagram cheio de inspiração

O tema de hoje é uma dica marota pra inspiração :) Caso você esteja procurando fotos de ruivas que utilizaram a henna, o Ruivas Hennadas é um instagram que você deveria seguir! Isso porque traz fotos e receitas de quem já hennou. É ótimo pra conferir resultados, possibilidades e, caso você seja iniciante, ter mais conhecimento sobre o produto.

Screen Shot 2015-05-22 at 9.12.21 PM

O ruivo da Stephanie, um dos lindos que você encontra lá

Caso tenha dúvidas, também é ótimo pra perguntar diretamente para as meninas sobre o processo, a base e a receita. O legal é que mostra tantos resultados diferentes que você percebe o quão versátil a henna pode ser, conseguindo com ela tons mais claros, escuros, avermelhados, naturais, etc. Corre lá pra conferir e seguir o perfil!

O ruivo da Andressa Oliveira

Bom, pra ajudar quem está começando e quer se inspirar, ver resultados de receitas, etc etc, vem a tag “O ruivo d…”, que traz exemplos pra ver como funciona! Essa é a primeira postagem e a Andressa aceitou participar pra mostrar seu ruivo lindo :) Muito obrigada por topar, Andressa!

Quando/como descobriu a henna?
Eu descobri a henna acho que antes do grupo “HENNA – Amor que não desbota” existir. Eu entrei no grupo “Amor Acobreado” por que queria ficar ruiva e não sabia absolutamente nada de tintura.  Eu pintei em outubro de 2013 e vi a Nay Dall postando lá sobre esse milagre da henna pura em novembro, um mês depois. Fiquei arrasada por que eu poderia ter começado a enruivar com henna e não sofrer com tinta, mas era tudo mt confuso e nebuloso sobre o assunto. Ela fez um álbum só sobre henna no grupo, mas era muita informação nova e diferente e eu já era leiga sobre tinta, então permaneci na tintura. Até que no meio de 2014 eu entrei no grupo HENNA – Amor que não desbota” e vi os videos da Patricia Mígues e então eu entendi tudo plenamente e via aquelas meninas hennadas um cor mais maravilhosa que a outra e tomei coragem, hennei!
.
Qual o principal motivo de você ter optado pela henna?
A permanência da cor e os benefícios naturais. É muito chato ver seu dinheiro indo pelo ralo e ainda por cima ver meu cabelo perdendo a beleza dele. Sério, meu cabelo era muito lindo, brilhoso, macio e eu via aquilo se perdendo cada vez mais.
.

Você era ruiva antes de usar a henna?

Como já avia dito, sim. Usava a color perfect 7.4 com o ox 20 (meu cabelo era loiro escuro cinza)
Fotos 1.1 / 1.2 / 1.3 (natural)
E 2.1/ 2.2 /2.3 (7.4 color perfect por ordem de aplicações)
 
1.1

1.1

1.2

1.2

1.3

1.3

2.1

2.1

2.2

2.2

2.3

2.3

Qual era sua base quando você hennou? Precisou “preparar” a base para conseguir a cor que queria?
Meu cabelo tava com minha tinta desbotada a 2 meses, tava apenas tonalizada com o 7,44 da color perfect que avermelhou bastante. (foto 3.1)
Eu, pra não ter problemas posteriormente no retoque da raiz, resolvir gastar um pouquinho mais removendo toda tinta pra poder hennar bunitinho uma base toda loira. Eu usei Dekap Color (pois não agride o cabelo como soap cap), o tubo grande. Fiz as duas aplicações e ficou assim, apenas com o efeito do ox da tinta que eu usava. (foto 3.2)
Como eu queria um ruivo mais claro que eu já tinha eu pintei com uma tinta 12 pra clarear mais e creio que ficou assim numa altura 10. (foto 3.3)
3.1

3.1

3.2

3.2

3.3

3.3

Receita?
100 g de henna da casa da índia
250 ml de chá de hibisco, amora e rosa silvestres
125 ml de água
5 limões (era pra ser 3, no máximo, o limão acabou recessecando meu cabelo, mas estou substituindo por vinagre de maçã)
2 colheres de páprica
2 colheres de coloral

75 ml de creme branco (eu medi no medidor que veio no Dekap Color) 4 horas e alguns minutos (fiz de madrugada acordei e tinha passado das 4 horas sai correndo lavar)

PS.: sobrou muiiito deu bastante, como já tinha misturado com creme, tive que usar todo, ai derramei tudo na minha cabeça, ficou ensopadíssimo.

Fotos 4.1 RECEITA
4.2 / 4.3 /4.4 primeira hennada antes de oxidar
4.1

4.1

4.2

4.2

foto 4.3

4.3

4.4

4.4

5.1/ 5.2 / 5.3 oxidado depois de uma semana
5.1

5.1

5.2

5.2

5.3

5.3

6.1 /6.2 / 6.3 primeiro retoque de raiz, 1 mês hennada
6.1

6.1

6.2

6.2

6.3

6.3

Ficou satisfeita com o resultado? Pretende mudar?
O resultado não ficou como eu queria, MAS EU AMEI. Sim, eu queria mais claro do que ficou, mas ficou tão linda a cor que não me importei. Eu estou começando a fazer o Cronograma Capilar e meu cabelo precisa ser nutrido, ainda ele não se recuperou do estrago que as tinturas fizeram, então eu vou precisar Umectar. Como devem saber, óleos tem o poder de desbotar um pouquinho a henna, se isso acontecer com o tempo, eu não vou me importar muito pois a cor que eu queria inicialmente era mais clara, então se desbotar, to de boas.
 
Dicas pra quem vai hennar :)
1 – Não use limão, use vinagre de maçã que tem benefícios pra seu cabelinho.
2 – Não precisa exagerar na quantidade de acido, isso não vai interferir na cor, bote só o bastante pra liberar a pigmentação.
3 – Se tiver medo de errar na cor, prefira usar menos henna, pra escurecer depois se errar, por que se errar pra mais… FU!
4 – Se você quiser um tom escuro, deixa a base escura, pra economizar na henna.
5 – Leia tudo, entenda bem, antes de hennar. Henna é uma benção, mas é preciso ser feita com conhecimento.
.
Instagram da Andressa pra seguir: @meninadolacinho
.
.
Bom, é isso. Tenho certeza que a Andressa via ajudar muita gente com dúvidas :)
Obrigada de novo pelas fotos e pela clareza nas respostas! <3

Henna trata o cabelo?

Além de não desbotar, um dos conhecidos pontos positivos da henna é o fato dela tratar o cabelo enquanto colore. Mas henna trata mesmo o cabelo?

Bom, ela trata sim! Porém cada caso é um caso e com a variedade imensa de tipos de cabelo, o que pode ser bom pra um, pode ser ruim pra outro. De fato, com a aplicação da henna nos cabelos, o lawsone (pigmento da planta) acaba por preencher e revestir a cutícula dos fios, “fechando” possíveis cutículas que estariam abertas. Isso diminui a quantidade de pontas ásperas e cutículas desgastadas, podendo resultar em cabelos mais brilhosos e suaves, além de menos embaraçados. A henna acaba por adicionar mais uma camada de força aos cabelos.

Muitas pessoas vêem a henna como um ótimo tratamento reconstrutor*, pois o cabelo fica com mais massa, mais forte e mais resistente a danos e quebra. Porém a henna não substitui a queratina nem outras proteínas necessárias aos fios, logo, se seu cabelo precisa de queratina, a henna não tem a capacidade de a repor nem substituir. Também é importante dizer que a henna não hidrata* o cabelo, mas pode ser adicionado creme branco à receita para proporcionar hidratação.

A henna ainda é conhecida por ser uma boa alternativa contra o couro cabeludo escamoso, assim como evita a caspa por ser naturalmente anti-fúngica e antibactericida :)

Brave_Merida_Icon

“Cabelo duro” com henna e cachos sem definição

Um efeito da henna em cabelos crespos, cacheados e ondulados é a perda ou falta de definição dos cachos e da textura do cabelo. Isso acontece pelo “peso” que as camadas de henna vão acrescentando ao cabelo (olha a gravidade aí, gente :P). É comum com o uso da henna notar que o fio está mais grosso e encorpado, justamente pelas camadas de lawsone que vão se sobrepondo.

Se este for um problema para o seu cabelo – caso ele seja mais grosso e esteja pesando muito com a henna -, o recomendado é fazer umectações entre as aplicações para retirar o excesso de camadas de pigmento (lembrando que a frequência varia de cabelo para cabelo e lembrando que umectação desbota a henna: em breve será explicado melhor!). Outra opção, dependendo do resultado que procura, é usar uma receita que não leve uma concentração de henna tão alta.

Em pessoas com cabelo fino/liso esse fator não parece ser necessariamente um problema, pois o uso constante da henna dá mais corpo e densidade ao cabelo.

É importante dizer, porém, que cada pessoa pode apresentar resultados diferentes! Nem todo cabelo cacheado vai “perder” cachos e ficar sem definição. Algumas pessoas notam uma leve diferença, outras notam mais, então os cuidados e precauções variam.

Uma outra explicação para o cabelo “duro” com henna é a quantidade de ácidos usada na receita. Como a henna é aplicada durante horas nos fios, caso contenha muito ácido, o cabelo pode ficar ressecado, duro e com frizz pela agressividade dessa acidez. Se isso tiver acontecido com você, tente pegar leve com a quantidade que tem usado na receita.

Só pra finalizar: o uso da henna com a finalidade de colorir os cabelos é recomendado em cabelos saudáveis. Cabelos porosos e danificados provavelmente irão desbotar por não conseguirem segurar o pigmento pela falta de massa capilar. Então o melhor é pensar na henna não como um tratamento que vai salvar seus cabelos (spoiler: não vai), mas como um tratamento complementar, que tornará o cabelo mais forte (e ruivo!). Cabelos bonitos são resultado de hábitos saudáveis, tratamentos com cosméticos específicos e paciência. :D

*Caso não saiba a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução, sugiro dar um google :)

FONTES
Black Girl with Long Hair
Curly2Kinky

Receita

Como já dito em outro artigo, receita é nome pelo qual é conhecida a mistura preparada da henna com líquidos para aplicar nos cabelos. Recaptulando: a henna deve entrar em contato com algum líquido para liberar o pigmento (o líquido recomendado deve ser um pouco ácido, se você não sabe, volta lá no post número 1!).

Mas o que a receita contém? Bom, as receitas variam de acordo com o resultado que se quer obter e a base em que o cabelo está. Assim, existe uma variação na quantidade de henna usada e  líquidos. Por exemplo:

  • Uma receita que contenha 100g de henna (mais concentrada) provavelmente* resultará numa cor mais escura/cobre.
  • Uma receita que contenha 30g de henna (menos concentrada) provavelmente* resultará numa cor mais clara/laranjinha.
  • Uma receita que contenha muitos líquidos provavelmente resultará numa cor mais clara, já que a henna está bastante diluída.

*”provavelmente” porque a quantidade de líquidos também deve ser levada em consideração

Como opções de líquidos, várias receitas utilizam a combinação de água e ácidos como vinagre de maçã, suco de limão, suco de laranja ou alguns chás. Essa mistura é utilizada por 2 motivos: apenas com água morna o pigmento não é totalmente liberado. Por outro lado, aplicar um líquido ácido nos cabelos por horas pode ressecar e danificar os fios. A combinação água+ácido ajuda tanto na liberação de pigmentos, quanto no tratamento das madeixas :)

Tente escolher a opção que for mais cômoda para você. Por exemplo: algumas meninas não suportam o cheiro de vinagre de maçã. Caso isso aconteça, opte pelo suco de limão ou laranja.

A receita segue geralmente este padrão:
– X gramas de henna em pó 100% pura
– X ml de água
– X ml de (insira aqui um líquido ácido dentre os já citados)

Atenção 1: água em temperatura muito quente pode prejudicar a estrutura do pigmento, então utilize água morna e não água fervendo-saindo-fumaça-queimando.
Atenção 2: quando preparar sua receita, não utilize objetos de metal (colher, depósito, etc). O contato com metais pode modificar a coloração da henna.

Tempo de descanso

Depois de preparada a receita, a henna deve descansar. Esse tempo de descanso pode variar dependendo da temperatura em que ela está. Como já dito anteriormente, em temperaturas mais quentes o pigmento é liberado mais rapidamente (como pode ser visto no gráfico abaixo). Porém, é recomendado sempre fazer um teste de pigmentação, que consiste em simplesmente pingar um pouco da receita na sua mão e deixar por alguns minutos (de 2 a 5 min). Quando retirar, se manchar sua mão, o pigmento já foi liberado. Se não, é recomendado esperar mais.

 

Mas porque demora tanto? Bom, o processo de “quebrar” a celula vegetal é lento, leva várias horas. Pense nos animaizinhos ruminantes que tem um estômago muito mais complexo que o nosso pra fazer isso. ;)

E os temperos?

Para uma variação maior de tons e cores, algumas pessoas adicionam em suas receitas temperos naturais em pó. São comumente utilizados o açafrão (para reflexos mais puxados para o dourado e para um cobre mais vivo/alaranjado), colorau, urucum ou páprica doce (para tons mais avermelhados).

É importante dizer que os temperos desbotam com as lavagens. A henna fica, os temperos se vão!

E o creme branco?

Primeiramente, explicando: creme branco é qualquer creme de hidratação que tem a cor (a-ha!) branca :)

Ele pode ser adicionado depois da mistura preparada/descansada e antes de aplicar no cabelo. O creme é usado principalmente para 2 fins: quando a receita fica muito diluída, ela tende a escorrer dos cabelos durante as horas em que fica na cabeça, tornando o processo mais trabalhoso. Quando o creme é adicionado, a receita pode ficar mais pastosa e evitar o escorrimento.

E agora entra o segundo fator: o creme é mais um ingrediente que dilui a henna, então também pode ser utilizado para a receita obter um tom mais claro. Lembre-se: se você fez a receita e resolveu de última hora adicionar creme, isso vai influenciar na cor que você quer atingir (vai ficar mais claro. O quão mais claro depende da quantidade de creme).

Por fim, algumas pessoas gostam de adicionar creme simplesmente pra tratar o cabelo enquanto passam horas com a henna na cabeça :D

E pode congelar?

Pode sim. A henna pode ser congelada de algumas maneiras:

  • A receita é preparada, aguarda o tempo de descanso e depois é congelada.
  • A receita é preparada, sem tempo de descanso e depois é congelada.
  • A receita é preparada, aguarda tempo de descanso, é utilizada e sobrou alguma coisa. Essa sobra também pode ser congelada.

Para utilizar a henna depois, é só descongelar. Porém, se você vai congelar sem aguardar o tempo de descanso, faça um teste de pigmentação para saber se a henna está pronta para uso antes de aplicar nos cabelos. Aliás, faça SEMPRE um teste de pigmentação antes de aplicar.

Lembrando que: não é recomendado congelar a receita quando ela está misturada ao creme branco.

Isso é tudo?

Bom, nunca vai “ser tudo”, mas é um resumo bem completo do que é a receita e de como ela deve ser utilizada :)

FONTES
Chemistry of henna
A henna e suas curiosidades físico-químicas (do blog Além do Lab)
Henna – amor que não desbota (grupo no FB)

Onde comprar?

Existem poucos lugares que vendem henna 100% pura. Abaixo segue uma lista dos locais mais conhecidos onde ela pode ser encontrada:

Henna Casa da Índia – 100% pura e natural, vendida em pacotes de 100g. Pode ser comprada na loja física que fica em Belo Horizonte na rua Levindo Lopes, 358/202 – Bairro Funcionários (Savassi) ou pelo site.

Henna Weleda – 100% pura e natural, vendida em pacotes de 60g. Pode ser comprada em algumas farmácias e lojas de cosméticos (para saber o ponto de venda mais próximo, o SAC deles é 0800 55 32 66) e também pelo site.

Henna Iarehna – 100% pura importada diretamente de produtores indianos, vendida em pacotes de 100g e também 500g. Só pode ser comprada pela internet nesse site.

Caso você seja vendedor ou conheça mais locais que vendem, envia um e-mail informando que atualizamos a lista!